Páginas

10

Desfralde - sucesso em 8 dias!

Hoje vou escrever sobre o momento que estou passando com o Daniel, meu mais novo de 2 anos e 1 mês, o momento tão problemático para várias mães, o desfralde!


Consegui tirar a fralda dele em 1 semana! Claro que ainda tem escapes (ainda hoje logo que comecei a escrever ele fez xixi e cocô na roupa…), mas isso é normal, com o tempo vão diminuindo até cessarem de vez. O Davi, meu mais velho de 4 anos e 1 mês ainda deixa escapar xixi quando está brincando muito concentrado!


Já tinha passado pelo desfralde com o Davi, mas ele estava na escola período integral então eu não fiz muita coisa (e as que fiz foram erradas…).


Li outro dia num texto onde se podia verficiar se a criança estava ou não pronta para tirar a fralda. 
Sinais Físicos
- Anda com firmeza, e até consegue correr.
- Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
- Faz um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis.
- Fica "seco" por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.


Sinais de Comportamento
-Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos. 
- Consegue abaixar e levantar as calças. 
- Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada. 
- Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro ou quer usar cueca ou calcinha). 
- Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada. 
- Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase "do contra".


Sinais Cognitivos
Consegue seguir instruções simples, como "vá pegar aquele brinquedo". 
- Entende que cada coisa tem o seu lugar.
- Tem palavras para xixi e cocô.
- Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).


Vou contar agora minha experiência, para auxiliar as mães que estão passando por isso também.


Quando meus filhos entraram de férias pensei em tirar a fralda do Daniel, mas ele não apresentava quase nenhum desses sinais, e nem tinha feito 2 anos ainda (que completou no final de dezembro), e acabei desistindo da idéia.


Em janeiro meu marido entrou de férias, então pensei que poderíamos tentar, pois ele iria me ajudar, mas meu marido e os dois meninos ficaram doentes, tive que adiar novamente.


Quando estava desistindo pois as aulas já iam começar, num belo dia o Daniel acorda e não deixou que eu colocasse fralda nele! Simples assim, então conversei com ele (apesar dele não falar quase nada, entende tudo que falo) e o deixei sem fralda.


Nesse primeiro dia foi um DESASTRE! Fez todos os xixis e cocô na roupa! Pensei em desistir novamente, mas fui dormir e tentar mais um dia.


No segundo dia ele já fez 2 xixis no vaso e ele ficou muito contente com isso, vi que podia explorar esse lado, e contrariando todas as psicólogas, educadoras e afins que conheço, comecei a recompensá-lo cada vez que fizesse xixi ou cocô no vaso. A recompensa que dava era uma bolacha de maizena (pois sou daquelas mães que não deu nenhum tipo de doce pra eles até os 2 anos, então para eles comer bolacha de maizena só em eventos especiais, mas isso deixo para outro post),  mas essa recompensa pode ser uma coisa que seu filho goste muito, como adesivos, escolher um dvd, enfim, cada mãe conhece seu filho e sabe o que ele gosta.


Todos me diziam para não recompensá-lo quando usasse o banheiro, pois ele poderia entender as idas ao banheiro como objeto de barganha, mas não me preocupei com isso, pois estava funcionando e isso não aconteceu.


Nos dias subseqüentes ele fazia cada vez mais xixis no banheiro e menos na roupa, e quando escapava, sempre conversava com ele de como já está crescido e mocinhos não fazem mais xixi na roupa (o Davi me ajudou muito pois sempre encoraja o irmão a ir ao banheiro, ele é um encanto). 


Até que no sétimo dia não escapou nenhum xixi! Foi sensacional! O único problema era o cocô, que até então não tinha feito no banheiro ainda, só na roupa. E no oitavo dia, sem eu dizer nada, ele pediu para fazer cocô no vaso! Fiquei muito feliz! Tinha conseguido desfraldar meu menino de 2 anos em 8 dias! Um recorde!


Como disse no começo ainda há os escapes, pois ele começou na escola e percebi que houve um retrocesso, mas as aulas começaram a apenas 1 semana e ele ainda não se acostumou com a nova professora, e sei que até ele se acostumar com ela irá acontecer deslizes, mas tudo isso faz parte!


E outra discussão muito frequente é do uso do penico versus vaso sanitário. 


No meu caso já coloquei meus filhos no vaso direto, isso porque eu não gosto de penicos "passeando" pela minha sala e nem gosto de lavá-los, sei que como consequência disso terei que limpar mais xixis, porém não terei dois trabalhos, o do desfralde em si e depois de passá-los do penico para o vaso, os meus já aprendem a fazer no vaso direto.


Isso me custa mais tempo sim, pois o Daniel ainda não alcança o vaso e tenho que levá-lo ao banheiro todas as vezes, pois se ele senta sozinho no redutor, seu pipi fica pra fora e o xixi vai para todo lado!


Com o Davi foi assim também, porém depois que se acostumou eu não precisava levar o penico aonde quer que fosse (coisa que acho muito desagradável e já vi muita gente fazer). E com ele fiz o erro de usar aquelas fraldas pull-ups, e ele sabia que estava de fralda então não parava de brincar para ir ao banheiro, só consegui eliminar a "preguiça" dele quando não tive mais "medo" de limpar xixi do chão nem do sofá (que está um caos, só esperando o desfralde completo do Daniel pra ser jogado no lixo ;-)) e tirei a fralda dele completamente!


Meu problema ainda é a noite, pois com 4 anos o Davi ainda não acorda pra fazer xixi, tenho que acordá-lo 2 vezes por noite para ir ao banheiro senão é aquela lambança na cama. Não sei o que fazer com esse problema, mas sei que tudo é questão de tempo e como diz a pediatra deles, ninguém casou usando fraldas nem fazendo xixi na cama!!!


Se alguém tiver alguma sugestão de como tirar a fralda noturna será ótimo, pois já tentei tirar os líquidos, fazer xixi antes de dormir, mas nada está funcionando, não aguento mais acordar 2 vezes por noite, mas antes isso que trocar a roupa de cama às 2 horas da manhã!


Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente para tirar essa fralda noturna, mas a primeira etapa mais difícil já passou, e considero que passei com muito sucesso!


Se quiserem saber mais é só me escrever!


E até a próxima!

10 comentários: