Páginas

16

Festa em buffet x festa em casa, qual melhor opção?



Com a aproximação do aniversário dos meninos (os dois fazem aniversário em dezembro por pra coincidência e não planejamento) refleti bastante sobre o local da festa e resolvi partilhar com vocês, pois sei que muitas ainda tem dúvidas sobre onde fazer o aniversário dos filhos.

Posso dizer que sou uma mãe experiente, pois já fiz festas em um buffet mais luxuoso, em outro não tão luxuoso e também já fiz festa em casa. Claro que a festa no mais luxuoso foi no aniversário de 1 ano do Davi, nosso mais velho por motivos óbvios, só tínhamos ele e eu queria comemorar seu 1º ano em grande estilo.

Então vou descrever aqui as vantagens e desvantagens de cada um. Mas deixo claro que as comparações que estou fazendo são entre um buffet de porte média aqui de São Paulo e uma festa em casa padrão (e não aquelas com contratação de buffet em casa, decorações elaboradíssimas e temas refinados, pois nesse caso a única diferença será o local da festa e nada mais).


Primeiro as vantagens.

Festa em buffet:

- As festas são mais elaboradas
- Você tem mais tempo para aproveitar a festa e dar atenção aos convidados
- Você pode convidar um número maior de pessoas 
- Não precisa de nenhum tipo de preparação anterior
- Pouco cansativa (vai depender de quanto brincará ou correrá atrás do seu filho)
- Você só se preocupa em chegar no horário da festa, comer, se divertir, cantar os parabéns e no final levar os presentes (e alguns salgados e doces que sobraram) para casa.

Festa em casa:

- Mais informal, você estipula um horário de início, mas não tem hora para acabar
- Mais pessoal, pois está sendo no seu lar
- (BEM) mais barato
- Mais íntima, pois você convida só aqueles que são realmente especiais para você e seus filhos ( o número de convidados é mais flexível)
- Tem a cara da família (pois você estipula as brincadeiras, os brinquedos, faz do seu jeito)
- Dependendo do estilo não precisa de muito tempo de antecedência para se planejar

Agora as desvantagens.

Buffet:

- (MUITO) mais caras
- Tem que ser contratada com no mínimo 6 meses de antecedência (e olha que tens alguns que precisam de até 1 ano!)
- Dependendo do número de convidados no contrato você tem que solicitar que confirmem a presença (para no final da festa não ter que pagar a mais pois veio quem você não esperava)
 - A festa tem hora para acabar, se deu o horário de terminar alguns buffets começam a desmontar a festa outros podem te cobrar a mais porque 1 convidado ficou conversando com você por 15 minutos a mais

Em casa:

- Você tem que correr atrás de tudo, (decoração, comida, arrumação da festa e desmonte no final)
- Bem mais cansativo (pois como você é responsável por tudo, tem que arrumar o local e a festa bem antes dos convidados chegarem, e pode ser que fique cansada mesmo antes da festa começar)
- Não pode dar muita atenção aos convidados (pois você tem que verificar se está indo bem no decorrer da festa mesmo que você tenha alguém para te ajudar, a responsável por tudo é você)
- A previsão do tempo pode estragar tudo (se for em salão as crianças terão que ficar enfurnadas dentro de um espaço pequeno, e se for em casa, você tem que acomodar todos seus convidados na sua sala, cozinha…) e aqui em São Paulo tudo pode acontecer (temos as quatro estações do ano em 1 só dia)!

Esse ano resolvemos fazer a festa dos meninos em casa e o motivo principal foi o financeiro, pois como já sabem a Sara (a terceira) está chegando, e apesar de já termos alguns móveis teremos muita coisa para comprar, meu médico é particular e a cesárea é por minha conta, então precisamos economizar o máximo que pudermos. Pois por mim faríamos sempre em buffets, mas como só o meu marido que trabalha para eu poder ficar em casa com os meninos, temos que abrir mão de algumas coisas.

Mas como puderam perceber existem tanto vantagens como desvantagens em cada um dos lugares. E o que é vantagem para uma pode ser desvantagem para outra (como exemplo eu não gosto de preparar a festa em si, arrumar tudo, ver a decoração…porém minha cunhada curte muito fazer isso), por isso vai depender do gosto, disposição e vontade de cada pessoa.

E você, o que acha? Prefere festa em casa ou em buffet? Compartilhe sua experiência nos comentários para podermos ajudar outras mães.

16 comentários: