Páginas

20

Perdendo o peso da gestação


Esse é um dos assuntos pós parto mais difíceis, pois já estamos com nosso bebezico nos braços, já entramos em uma rotina, mas alguns quilos a mais da gravidez teimam em não ir embora (imagina eu que tive três...).


O que estou fazendo agora é me empenhar em uma alimentação mais balanceada e me acabando na academia.

Só voltei agora pois tinha medo de prejudicar a amamentação, pois vi alguns estudos dizendo que o exercício físico moderado pode diminuir a produção de leite. E como amamentei exclusivo até os seis meses, só agora com a alimentação da Sara totalmente adaptada resolvi voltar para academia, pois a produção já está mais baixa mesmo então não vi problemas.

Mas é difícil, a Sara (já) vai fazer 1 ano e tenho alguns (muitos) quilos da gestação para perder, e nem de longe meu corpo voltou ao normal. Já fiquei mais encanada com isso, mas sei que não durará para sempre, pode demorar, mas algum dia ainda voltarei para o meu peso de antes das gestações, ainda mais que tenho um agravante sério que é o hipotiroidismo, que dificulta muito minha perda de peso.

E coloquei aqui uma matéria do site  Baby Center Brasil que pode ajudar a saber mais sobre essa "volta ao normal". 

Vai demorar um tempinho para você voltar completamente ao peso de antes da gravidez, mas não desanime, porque você já deve ter perdido alguns quilos logo após o parto e vai continuar perdendo. A conta é mais ou menos assim: diminua de três a quatro quilos pelo peso do bebê, um pela placenta e mais um de líquido amniótico com sangue. Ou seja, você perdeu cerca de cinco quilos logo de cara. 

Nas primeiras semanas do pós-parto, o emagrecimento ocorre mais rapidamente, porque a mulher estrá desinchando. O líquido acumulado durante a gravidez é excretado pela urina. A quantidade de sangue em circulação no corpo volta ao normal, e o útero retoma seu tamanho original. 

Mas, depois disso, o ritmo do emagrecimento realmente diminui, então é preciso ter paciência, manter uma alimentação bem equilibrada e fazer algum tipo de atividade física moderada para ajudar a natureza. 

Muitas mulheres ficam decepcionadas de não poder voltar a usar aquela calça jeans nos primeiros meses (para dicas de como se vestir e disfarçar aquela gordurinha, clique aqui). Infelizmente, é assim mesmo. O corpo precisa de tempo para se recuperar. Além do mais, o organismo tende a guardar um pouco de gordura como depósito de energia para a amamentação

É justo pensar que, se levou nove meses para chegar ao nascimento, o corpo precisa de pelo menos outros nove meses para voltar à antiga forma. É importante você ter expectativas realistas. Sim, é verdade que celebridades aparecem magérrimas em capas de revista dois meses depois de o bebê ter nascido, mas elas são exceção. 

A volta ao peso normal depende de vários fatores, inclusive genéticos. Concentre-se no que você pode fazer, em vez de ficar se comparando com outras pessoas. 

A amamentação ajuda no processo de emagrecimento, principalmente quando se continua dando o peito ao bebê depois dos 6 meses de idade. A perda de peso tende a ser gradativa e natural. 

E todo mundo sabe que amamentar emagrece.

Espero que essas dicas ajudem a pelo menos, nos sentirmos melhores conosco mesmas.

E vocês, ainda com quilos das gestações?

20 comentários:

Anônimo disse... [Responder o Comentário]

Então, Elaina! Tudo bem? Eu tive dois bebês num período curto e ainda tenho muitos quilos a mais! Agora que meu bb mais novo completou 6 meses, estou começando a perder um pouco e controlar a alimentação. Acho que com perseverança a gente chega lá! :) bjs CAmila Vaz

Rafaella disse... [Responder o Comentário]

Otimas dicas...
Perder peso depois da gestação não é facil..
Ate hoje tenho uns quilos extras dela rs.
Bjs

Andreia Sales disse... [Responder o Comentário]

Ola Elaina
Eu adorei as dicas, estou na luta pra perder peso e está faltando motivação.
Uma hora eu vou me encontrar

Andreza Hana disse... [Responder o Comentário]

Oie Elaina, tudo bem? realmente e uma luta perder peso depois da gravidez. Na minha primeira gestacao eu voltei ao normal logo nos primeiros 3 meses, mas agora nao sei se sera assim tao facil, embora ate agora eu so tenha engordado a barriga mesmo.

bjiimm e otima quarta-feira

http://meuamorpaquistanes.blogspot.ie/

Thaty Oliveira . disse... [Responder o Comentário]

Adorei as dicas!!!
http://principecaioandre.blogspot.com.br/

Denise Cabrera disse... [Responder o Comentário]

Também estou na luta... mas sem desanimar!!!!
#recantocomenta
Bjs, Denise

Ana Flavia Maria das Neves disse... [Responder o Comentário]

Eu perdi todo os quilinhos a mais que eu ganhei :) Porém... ta tudo caído :( a parte mais triste, agora quero começar a fazer academia para ver se da uma levantada nesse caído..rrsrsrsrsr
#recantocomenta
http://cantinhodoalvaro.blogspot.com.br/2013/04/looks-lindos-e-na-pequenos-mimos.html

Helena Sordili disse... [Responder o Comentário]

Ah Elaina, eu demorei bastante pra voltar ao peso.
A midia impoe uma volta rápida, padroes absurdos, mas a gente precisa de tempo... sao tantas mudanças que só com calma conseguimos retomar de forma saudável o peso correto.
Beijao
Lele
#amigacomenta

Tatty Nunes disse... [Responder o Comentário]

Oi! Bem eu perdi logo mas depois voltei a engordar tudo de novo! Mas agora tô em um processo de emagrecimento rígido! rs
Bjos
Tatty
#recanto comenta

Taciane Dorneles Hermann disse... [Responder o Comentário]

oi, eu tenho duas meninas, uma de oito anos e outra de 18 meses. Eu não fiz nada para perder peso. Engordei uns 20 quilos em cada gestação e eles foram embora sozinhos, nunca dei bola pra isso. Mas acho que amamentar ajudou bastante. Na verdade eu perdi até mais que os quilos que ganhei na gravides, eu fiquei uns cinco quilos mais magra até minhas filhas completarem um ano. Com as duas foi a mesma coisa, só depois que elas fizeram um ano que eu consegui meus cinco quilos de volta. E agora ganhei mais uns três, pra mim ta bem bom. Acho que depende muito de cada pessoa, eu como muito e não engordo. O bom é consultar um especialista, pois algumas pessoas emagrecem cuidando a alimentação, outras com exercícios e já vi pessoas que não emagrecem não importa o que façam (minha mãe é uma kkk)

Estou te seguindo :) #recantocomenta
Beijos
http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br

Foca na Balança disse... [Responder o Comentário]

Olá Elaina

Meu Blog fala exatamente sobre isso e estou produzindo um texto sobre o Mito da diminuição de leite com a prática de exercícios físicos !

Qdo estiver online eu aviso

Um grande beijo
Lia

cris chabes disse... [Responder o Comentário]

Nossa perder o peso após o nascimento do bebê não é tão fácil quanto parece. Ainda temos muita fome e nem sempre dá tempo de ir para a academia (o bebê fica conosco todo o tempo).
Então é bom cuidar melhora da alimentação durante e após o nascimento.
Beijocas
Cris Chabes

Maria Helena Argolo Cafezeiro disse... [Responder o Comentário]

Olá, Elaina! Tudo bem? Estamos nessa mesma luta!! Mas é tão difícil comer direitinho qdo estamos "para lá-para cá" com as crianças, não é?
Comecei a fazer exercícios mais intensos agora quando Ben fez cinco meses. Graças a Deus o leite tá legal! Vou torcer para todas nós alcançarmos nossa meta e estarmos de volta ao corpo até o verão! Abraços!
Helena (@mhargolo)

Chris Ferreira disse... [Responder o Comentário]

Oi Elaina,
olha, essa questão de que amamentar emagrece pra mim funcionou ao contrário. Foi justamente na amamentação da Sofia que eu fiquei com "vício de cativeiro": sala-cozinha-sala-cozinha, e engordei muito. Mas que realmente a amamentação consome calorias, isso consome!
beijos
Chris
http://www.inventandocomamamae.blogspot.com.br/
#recantocomenta

Silma Matos disse... [Responder o Comentário]

Acho que esse é um dos maiores dilemas pós gravidez, eu fiz um barrigão, mas não engordei tanto, mas achei que ia ficar com a barriga muxibenta por causa do tamanho, demorou um pouco mas voltou ao normal.
Eu acho que a mídia tbm colocar muita coisa que acaba fazendo a gente correr atrás do corpo ideal.
Bjs
#amigacomenta

Adriana Engelmeyer Bouzan Lopes disse... [Responder o Comentário]

Eu perdi o pesso que ganhei durante a AMAMENTAÇÃO.....sim.....engordei tudo ali.....nao sei como....sou do contra....todas perdem nesse período...,e eu ganhei quase 10.... Mas agora,,,depois de 2 anos do Theo nascer estou com meu peso igual o de antes.,..meu corpo sozinho foi voltando ao normal .#amigacomenta

Mamãe Nádia disse... [Responder o Comentário]

Amamentar é mesmo a melhor maneira pra recuperar o peso de antes da gravidez. Mas o bom é não encanar com isso agora e curtir cada momento do seu bebê, com muita felicidade.
Tenha uma ótima semana!
Abraço!

www.asosmamaenadia.com

#recantocomenta

Vivi * Isaac disse... [Responder o Comentário]

Nossa estou nesta luta faz tempo, mais confesso que só de uns tempos para cá coloquei em prática.Preciso claro por estetica e pela saúde, afinal vai ajudar nas minhas dores nas costas... E quando estava amamentando eu emagreci bastante, mais depois engordei de novo. Amei o post.
Bjs
Vivi e Isaac
#recanto comenta

Beatriz Alves disse... [Responder o Comentário]

antes da gravidez eu pesava 45kg, engordei uns 20kg e na ultima vez que eu me pesei eu tava com 49kg.

seguindo, beijos :*

http://maedeumsapeca.blogspot.com.br

#recantocomenta

Telma disse... [Responder o Comentário]

Oi Elaina, realmente temos de pensar em resultados realisticos, tendo em conta que levamos 9 meses para o nascimento do bebé. Gostei do post. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos