Páginas

20

Perdendo o peso da gestação


Esse é um dos assuntos pós parto mais difíceis, pois já estamos com nosso bebezico nos braços, já entramos em uma rotina, mas alguns quilos a mais da gravidez teimam em não ir embora (imagina eu que tive três...).


O que estou fazendo agora é me empenhar em uma alimentação mais balanceada e me acabando na academia.

Só voltei agora pois tinha medo de prejudicar a amamentação, pois vi alguns estudos dizendo que o exercício físico moderado pode diminuir a produção de leite. E como amamentei exclusivo até os seis meses, só agora com a alimentação da Sara totalmente adaptada resolvi voltar para academia, pois a produção já está mais baixa mesmo então não vi problemas.

Mas é difícil, a Sara (já) vai fazer 1 ano e tenho alguns (muitos) quilos da gestação para perder, e nem de longe meu corpo voltou ao normal. Já fiquei mais encanada com isso, mas sei que não durará para sempre, pode demorar, mas algum dia ainda voltarei para o meu peso de antes das gestações, ainda mais que tenho um agravante sério que é o hipotiroidismo, que dificulta muito minha perda de peso.

E coloquei aqui uma matéria do site  Baby Center Brasil que pode ajudar a saber mais sobre essa "volta ao normal". 

Vai demorar um tempinho para você voltar completamente ao peso de antes da gravidez, mas não desanime, porque você já deve ter perdido alguns quilos logo após o parto e vai continuar perdendo. A conta é mais ou menos assim: diminua de três a quatro quilos pelo peso do bebê, um pela placenta e mais um de líquido amniótico com sangue. Ou seja, você perdeu cerca de cinco quilos logo de cara. 

Nas primeiras semanas do pós-parto, o emagrecimento ocorre mais rapidamente, porque a mulher estrá desinchando. O líquido acumulado durante a gravidez é excretado pela urina. A quantidade de sangue em circulação no corpo volta ao normal, e o útero retoma seu tamanho original. 

Mas, depois disso, o ritmo do emagrecimento realmente diminui, então é preciso ter paciência, manter uma alimentação bem equilibrada e fazer algum tipo de atividade física moderada para ajudar a natureza. 

Muitas mulheres ficam decepcionadas de não poder voltar a usar aquela calça jeans nos primeiros meses (para dicas de como se vestir e disfarçar aquela gordurinha, clique aqui). Infelizmente, é assim mesmo. O corpo precisa de tempo para se recuperar. Além do mais, o organismo tende a guardar um pouco de gordura como depósito de energia para a amamentação

É justo pensar que, se levou nove meses para chegar ao nascimento, o corpo precisa de pelo menos outros nove meses para voltar à antiga forma. É importante você ter expectativas realistas. Sim, é verdade que celebridades aparecem magérrimas em capas de revista dois meses depois de o bebê ter nascido, mas elas são exceção. 

A volta ao peso normal depende de vários fatores, inclusive genéticos. Concentre-se no que você pode fazer, em vez de ficar se comparando com outras pessoas. 

A amamentação ajuda no processo de emagrecimento, principalmente quando se continua dando o peito ao bebê depois dos 6 meses de idade. A perda de peso tende a ser gradativa e natural. 

E todo mundo sabe que amamentar emagrece.

Espero que essas dicas ajudem a pelo menos, nos sentirmos melhores conosco mesmas.

E vocês, ainda com quilos das gestações?

20 comentários: